Bio

Ateliers Varan
cinema documental

Escola de Comunicações e Artes – USP
bacharelado em comunicação social

Do segundo para o terceiro ano de Comunicação na ECA-USP, passei a fotografar e realizar alguns ensaios e ilustrei uma edição completa da revista luso-brasileira de artes, a SubVersa. Fiz meu primeiro vídeo em março de 2015 e, na ocasião, venci um concurso que me levou à França. Na volta, passei a trabalhar como montador em uma pequena produtora e segui com freelancers na área. Até junho de 2016, filmei dois documentários institucionais.

A virada de chave veio nessa data: recebi a notícia de que havia sido selecionado para um curso dos Ateliers Varan, criado pelo Jean Rouch. Estudei cinema documental nos três meses seguintes, exibindo o curta-metragem que dirigi e fotografei no cinema mais incrível de Recife. O doc, chamado Carne e Casca, estreou em festivais no Brasil e na Europa, compôs o Circuito Tela Verde do Ministério do Meio Ambiente no ano passado e foi classificado ontem para o Green Film Festival, com exibição no 8º Fórum Mundial da Água.

De volta de Recife, filmei três projetos em parceria com a Nexo Hw (Grupo Boticário, Renner e Hering), que me possibilitaram investir em equipamento próprio e filmar um doc para o Projeto Pequi, da UFMG, na Comunidade Quilombola de Pontinha, e outros documentários e vídeos institucionais. Dediquei o primeiro semestre às parcerias com a Abacateiro Filmes e projetos com alunos e professores do curso de audiovisual da USP.

Em junho de 2017, recebi outra boa notícia: ganhei uma bolsa para o curso extensivo da Academia Internacional de Cinema, onde estudo no momento. Além disso, estou no processo final de edição de outro documentário, este sobre triadoras de material reciclável, fruto de um edital da BrazilFoundation.